Slow fashion, essa moda vai pegar?

Slow fashion, essa moda vai pegar?
Por Carina Freitas da Rosa

Neste último sábado fui num evento totalmente slow fashion. Na postagem Sustentabilidade no mundo fashion escrevi um pouco sobre slow fashion, que seria uma moda mais lenta, sustentável e atemporal, ou seja, pode ser usada em qualquer tempo que continuará contemporâneo. Vamos ver mais um pouquinho sobre esse sistema modal?
O slow fashion vem contra o consumismo irracional e desenfreado da nossa sociedade capitalista. E muitos outros movimentos nos lembram desse novo termo da moda, como os hippies e os punks, que também surgiram para manifestar suas insatisfações com o sistema capitalista.


O evento que compareci se chama “Linha Café e Livro”. Linha simbolizando roupas e acessórios, café os comes e bebes e livro porque o evento é feito no mezanino da loja que vende livros novos e usados O Sebo. O evento é organizado por uma amiga minha, Regi Santos, que convida as mulheres a participar do evento. As participantes selecionam as peças que quer trocar, fazem a inscrição e vão ao evento pra conversar, tomar um cafezinho e trocar roupas.
Como assim, trocar roupas? As participantes tem o direito de levar pra casa a mesma quantidade de peças que levou. Se não tiver o número de peças que lhes interessam ou servem, ela pode leva menos pra casa. E as peças que sobram são levadas à doação, onde foi acordado, anteriormente, com as participantes do “Linha Café e Livro”.

Fotos do evento Linha Café e Livro

Claro que o evento poderia ocorrer de uma forma diferente. Isso depende da pessoa organizadora e do acordo que se faz com as participantes.
É um evento que todas nós podemos fazer, e pode ser até mesmo em nossa própria casa, onde amigas se reúnem com roupas e acessórios que não utiliza mais ou que enjoou e quer algo novo e diferente. Esta é uma forma barata e sustentável de renovar o guarda-roupa.

E aí? Quando vais organizar o seu evento slow fashion?

Publicado em 13 de Agosto de 2012,
no blog Falar de Moda.

Hasta!

Comentários

Postagens mais visitadas