Semana da Moda - Parte 3/6

Semana da Moda - Parte 3/6
Por Carina Freitas da Rosa

Terça-feira (dia 17/07) foi um dia marcante. Às 19h, teve um bate-papo com quatro blogueiras, representando a Confraria de Blogueiras de Joinville, falando sobre os pontos positivos e negativos de se ter um blog de moda. E eu (é claro!) não poderia deixar de estar lá. O objetivo era de trazer à tona o universo dos blogs de moda, Incentivando a produção de conteúdo com qualidade na internet. E elas conseguiram.
As quatro blogueiras eram Andreia Evaristo do blog Coisas da Deinhah, Liriane Bittencourt do Resuminho Básico, Jaqueline Capellari do Truques da Beleza e Su Farias do Mulher Única.
O papo foi bem descontraído, divertido e aberto. Rolaram muitas discussões como: o que é um blog, o que escrever nele, forma de tratar os leitores de blogs, a blogueira Shame (pontos positivos e negativos) e até mesmo sobre comentar ou não comentar nos blogs que seguimos.
O blog é como um diário virtual em que seus “escritores” escrevem suas experiências e opinião sobre determinado assunto, ou seja, escrevem experiências pessoais. Então, não leve tão a ferro e fogo como se fosse uma lei suprema. Como está uma discussão muito grande sobre o poder que as opiniões das(os) blogueiras(os) sobre seus leitores. Se um produto que determinada(o) blogueira(o) sugere que é bom, não quer dizer que seja bom pra você, porque cada pessoa é diferente, tem reações diferentes. Não se esqueça de fazer um teste antes de usar um produto, principalmente os específicos para pele do rosto.
Num blog você pode escrever de tudo, o melhor (e essa foi à dica que recebi naquela noite) é de focar num assunto para não se perder ou ficar confuso para o leitor. E se você está com medo de ficar sem assunto, uma dica: use um bloquinho de anotações para anotar todas as suas ideias e temas interessantes para seu blog toda vez que vier uma inspiração, assim você pode sempre recorrer ao bloquinho quando um bloqueiro de inspiração atacar.
Os leitores de um blog são como amigos, porque como é um universo virtual mais pessoal, os leitores acabam te conhecendo melhor, sabendo quem você é e o que você gosta de fazer tanto profissionalmente quanto nas horas livres, então acabasse tendo certa intimidade. Principalmente, pelos comentários que o leitor pode opinar sobre o que você escreveu e também para elogiar ou criticar. E nisso é necessário ter tato e levar as criticas para um lado mais construtivos, a menos que tenha algum engraçadinho que queira te linchar só por diversão. Então, sugiro (assim como comentaram no encontro) que não leve tão a sério e apenas exclua o comentário.
Aqui também podemos engajar sobre o assunto comentar ou não nos blogs que seguimos. Bom, vou falar sobre a minha experiência. Eu sigo alguns blogs e normalmente não comento, porque não tenho muito o que dizer. E não quero ficar escrevendo coisas do tipo: “gostei muito”, “amei seu blog”... Essas coisas. Isso soa, pra mim (e isso deve ficar bem claro), um tanto quanto juvenil. E eu já não sou nenhuma criança. Quero escrever coisas com conteúdo, pelo menos eu sempre tento buscar algo mais pra esse lado. Se eu consigo ou não é outros quinhentos.
Papo vai e papo vem, chegou ao assunto da blogueira Shame. As blogueiras que foram lá no encontro, falaram que não é de todo ruim, mas também não é de todo bom esse blog. O lado bom, é que elas podem ver o erro, que sem querer, elas cometem, principalmente na escrita por problema de digitação ou erro de português. Além da publicidade gratuita, porque se você cai no blog da blogueira Shame, naquela postagem você tem milhões de acesso. Mas o lado ruim é a exposição ao ridículo, à vergonha mesmo, principalmente se alguém que você conhece vê ou segue essa blogueira, não é mesmo?
Bom, o bate-papo terminou com aquela vontade de se estender por cinco horas ou mais. Foi uma pena ter terminado, mas enfim. Deveria ter mais disso nas cidades, principalmente porque mulher nem gosta de falar, não é mesmo?

Publicado em 18 de Julho de 2012,
no blog Falar de Moda.

See you!

Comentários

Postagens mais visitadas