História (resumida) do Carnaval

Uma semana depois do carnaval... Nooooossa! Mas devo confessar o quão é difícil foi encontrar uma fonte que fale sobre a origem do carnaval com exatidão. Mas vamos tentar aqui fazer um resumo do que a maioria dos sites falou (que de certa forma não é muito confiável, mas pelo menos tem algum crédito, porque já ouvi falar ou já li em algum livro algo parecido).

História do Carnaval

O carnaval surgiu muito antes de Cristo. Não sei exatamente quando, mas as primeiras manifestações de uma festa parecida com a que conhecemos hoje lembram as festas aos deuses da agricultura, vinho e das festas dos povos mesopotâmios (festas saceias e Deus Marduk), egípcios (Osíris e Íris), gregos (Dionísio) e romanos (Baco). Estas festas eram marcadas por músicas, danças, trocas e orgias.
Na Mesopotâmia nas festas saceias os prisioneiros trocavam de lugar com o rei, vivendo uma vida digna de rei, comendo, bebendo e dormindo com as esposas do mesmo. Mas ao final das festividades, os prisioneiros eram chicoteados e mortos. E outra festa era realizada pelo Rei, onde deveria se humilhar na frente do templo de Marduk, sendo assoitado e ao final assumindo novamente o poder.
No Egito era marcado por danças teatrais com máscaras em homenagem aos deuses Osíris e Íris.
Na Grécia e na Roma Antiga as festas aos deuses Dionísio e Baco, ambos deus do vinho respectivamente, eram marcadas por embriaguez e entrega aos prazeres da carne.
Estas festas eram pagãs. E com a ascensão do poder da Igreja Católica, ela buscou se enquadrar em tais comemorações. Assim, a partir do século VIII, foi estabelecido estas celebrações dias antes da quaresma, desta forma os cristãos poderiam se redimir de seus pecados, excedidos durante o carnaval, na quaresma.

História do Carnaval no Brasil

A história do carnaval no Brasil já foi mais fácil. E apesar de mais fácil, dei uma boa resumida. E claro que, tudo começou com a colonização do país.
O carnaval chegou ao Brasil no século XIII, com os portugueses que trouxeram o entrudo, que era uma brincadeira típica que consistia em jogar farinha, tinta, ovo e água nas pessoas. Com o passar do tempo o entrudo foi sendo trocado por bailes de mascaras e a fantasia, pois a prática deste apelava para a violência. E assim o carnaval no Brasil foi modificando e melhorando, sofrendo influências africanas e indígenas, e em cada canto do país uma forma de festeja a data foi sendo implantada.
E um trecho muito bacana que encontrei na internet foi este:
“O carnaval comemorado no Brasil sofreu influência de uma festa de rua, de origem portuguesa [...]. Porém, a comemoração também passou por mudanças por causa do folclore indígena e a cultura africana, trazida pelos escravos. Todos esses fatores culturais construíram um carnaval distinto em cada parte do Brasil. O Rio de Janeiro é famoso pelos desfiles das escolas de samba, na Bahia os trios elétricos atraem milhões de foliões todos os anos e em outros estados, como Pernambuco e Minas Gerais, o carnaval de rua é o mais popular” (História do Carnaval).

Eu sei que está muuuuito resumido, mas é só pra dar uma pincelada mesmo pra conhecermos um pouco mais sobre este universo carnavalesco.

See you!

Comentários

Postagens mais visitadas