História do Qipao

História do Qipao - Blog Preconmoda

Depois de tanto procurar... Eis que encontrei, mas tive que ler de vários sites, porque como não encontrei em sites em português, tive que procurar em inglês, achando-o, mas como ainda não sei inglês, tive que apelar ao google tradutor, ao que todos sabem ele traduz ao pé da letra sem analisar o contexto e entre outras coisas.

Bom, aí vai o que encontrei...


Existe uma lenda chinesa que conta que uma linda jovem pescadora, que vivia no lago Jingbo, trabalhava com um longo vestido e mangas compridas. Ela também era inteligente e habilidosa. Como tinha dificuldades no seu trabalho, por causa da roupa que usava, resolveu modificá-la para melhor lhe servir. Ela pôs a mão na massa e produziu um longo vestido com fendas, o que permitiu que ela pudesse dobra os joelhos, fazendo com que ela trabalhasse muito mais facilmente.
Um jovem imperador, que governava a China naquela época, teve um sonho com seu pai lhe dizendo que uma linda jovem pescadora em Qipao no lago Jingbo seria sua rainha. Assim que acordou, madou seus homens irem atrás da jovem. Então, a jovem se tornou rainha e logo o Qipao se tornou popular entre as mulheres Manchu.


Não se sabe se a lenda é verídica ou não, mas é uma bela história, tipicamente de contos de fadas.
Continuando com a pesquisa, encontrei que o Qipao também é conhecido como Cheongsam, que é traduzido como "vestido longo". A versão masculina do Qipao é chamada de Changshan.
Sabe-se que o Qipao foi criada para ser usada na Dinastia Qing (ou Dinastia Ching) pelo povo Manchu, que cresceu a partir de antigas tribos Nuzhen.
No início do século 17, Nurhachi, um grande estrategista político e militar, unificou as diversas tribos Nuzhen e configurou o sistema Oito Bandeiras. Ao longo dos anos, um vestido, gola em forma de tubo foi desenvolvido, que foi usada por homens e mulheres. O vestido é chamado Qipao em chinês ou traduzido como "vestido de bandeira", pois veio de pessoas que viviam sob o Sistema de Banner.


O Qipao foi o vestuário básico para os manchus no nordeste da China. E foi modificado no início do século 20 para ser mais adequado e confortável, mas manteve o artesanato de produtos tradicional chinês. Por causa de seu charme, muitas mulheres ainda usam para mostrar a sua graça especial nos dias atuais e não é só mulheres chinesas, as mulheres do ocidente também.


Bom, espero que seja satisfatório esta minha pesquisa, apesar que eu queria que fosse mais completa e com um melhor embasamento.

Para saber mais:
História e lenda chinesa vestido Qipao
A história do vestido Chinês
Xangai Qipao (Cheongsam Feminino)
Obs.: Também pode-se ir ao site do google e pesquisar history Qipao, encontraram muitos sites em inglês que fala sobre o assunto e que contam a história na íntegra.

Publicada em 07 de fevereiro de 2011.

Hasta la vista!

Comentários

Postagens mais visitadas