Customização x Personalização

Customização x Personalização - Blog Preconmoda

Numa das aulas de Gestão de Design no ano passado, fez-me parar para pensar sobre dois termos que se utiliza com freqüência no cotidiano, mas que as pessoas não sabem realmente o que significam. Customização e Personalização. Bom, nem eu sabia direito qual era a diferença entre um e outro. Mas agora eu sei. Graças a essa aula maravilhosa!

É melhor eu explicar a diferença, não é mesmo?

Estou falando da customização e personalização. Parecem ser a mesma coisa, mas não são. "A customização pressupõe um produto projetado para atender às necessidades do cliente. Amplamente usada na Web, a customização envolve a escolha, pelo cliente, de produtos e serviços variados. Já a personalização implica ter o cliente um parceiro na criação do conteúdo da experiência" (CHAVES, Eunides Maria Leite; SILVA, Maurício Ricardo da; LIRA, Sandra Regina Silva de; GAVIÃO, Vânia Elizabeth Coêlho. Capítulo VI: O modelo, para o SERPRO, de compartilhamento das melhores práticas de relacionamento com os clientes. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2012).

Entenderam?


Publicado em 29 de outubro de 2012.

Este foi a última postagem que fiz no blog. Depois fiz mais uma postagem colocando algumas que fiz pro blog Falar de Moda. Mas como vou colocar minhas postagens de lá aqui não vou ficar me repetindo.

Então, a partir da semana que vem postarei aqui as postagens que fiz no blog Falar de Moda.

Hasta luego!

Comentários

Postagens mais visitadas