A Roupa Preta

A Roupa Preta - Blog Preconmoda

"A roupa preta é como uma tela na qual se projetam suposições e fantasias [...]."*

Estava lendo o capítulo A roupa preta do livro Dispa-me! e achei interessante como as escritoras colocaram sobre a roupa preta, claro que com base numa história inicial. Então, aí vai alguns trechos que achei interessante, mostrando que a preta pode ter mais de um significado, assim como as outras cores.


"As razões conscientes e inconscientes para se vestir de preto são múltiplas e variam de acordo com a idade. A começar pelo pretexto de que isso evita questionamentos pela manhã ao se vestir, as razões derivam de causas variáveis, [...]. Esse código vestimentar, uma vez que é sempre o mesmo, faz referência o mais das vezes a uma atitude de oposição e revolta, e por essa razão tem sido por muito tempo apreciado pelos adolescentes ou movimentos de jovens contestadores. Quando o fato de se vestir de preto procede de uma escolha singular do sujeito fora de qualquer convenção social, descobrimos essa vontade de se manter afastado do grupo, que pode ter em cada um efeito diferente em função de sua história".*

Este trecho aborda a cor preta como uma cor contestatória. Assim como o estilo punk que usa muito preto, é um estilo que contesta o modo de vida dos anos 80, contrapondo ao consumismo desenfreado.

"O fato de que o preto seja em certos países a cor do luto tem o sentido de uma renúncia a participar da vida deste mundo, em particular de suas festividades. Alguns religiosos, igualmente, usam roupas pretas e esse código vestimentar reveste-se então de uma vontade de exclusão, ao mesmo tempo em que instaura a idéia de uma eleição do sujeito em relação à multidão".*

Neste trecho é abordado o preto como uma cor de exclusão. Em muitos países a cor preta é vista como uma cor de luto, mas em outros a cor de luto é branca, então o significado da cor varia conforme a cultura de cada povo. Além de complementar com a idéia de que com a cor preta o sujeito se diferencia ou se destaca da multidão.

"Podemos levantar uma outra característica comum entre a roupa do luto e o hábito dos religiosos: a vontade de domínio e controle do corpo. Trata-se de enfatizar o espiritual, de desviar a energia vital para fins sublimes. O traje preto mascara a dimensão sexual do corpo. Ele a controla, como se houvesse o risco de ela escapar à vigilância da razão e transbordar suas fronteiras, por seus excessos. O preto esconde a obscenidade do corpo, vela-o para extinguir o desejo. Assim, a cor habitual do chador é o preto, para preservar a mulher das tentações e evitar que ela as suscite. O preto serve para bloquear as pulsões do corpo, a excitação de natureza sexual que o encontro poderia fazer nascer. Ele veste e esconde a nudez, impondo um modo particular de socialização. A roupa preta, portanto, indica que a relação estabelecida está interditada ao desejo.
Enfim, a referência ao luto confere ao traje preto um aspecto melancólico. O personagem de preto está misteriosamente enlutado, freqüêntemente sem percebê-lo. Sua aparência atesta a fidelidade a alguma coisa ausente ou morta. A melancolia não está distante. O preto absorve todas as cores e não reflete nenhuma, assim como o buraco negro da melancolia absorve a energia vital e favorece o recolhimento. O homem de pretoe stá ao mesmo tempo presente e ausente, absorvido por uma causa desconhecida ou um sofrimento secreto. O preto designa a sombra de alguma coisa ausente, talvez perdida, da qual ele não consegue se separar. Vestido de preto, ele exibe simbolicamente a ausência.
Assim, a roupa preta indica um vazio na vida do personagem e estimula a imaginação do interlocutor, como no episódio acima, sem que nenhuma das tentativas de explicação permita resolver o enigma por ela colocado."*


Adoro o jeito como colocaram que o preto é uma cor que "absorve todas as cores e não reflete nenhuma, assim como o buraco negro da melancolia absorve a energia vital e favorece o recolhimento".

Bom, além de tudo isso o preto faz com que a pessoa fica mais elegante e dá a impressão de que emagrece. Por isso o preto é básico. É básico para ter no guarda-roupa!

* Joubert, Catherine; Stern, Sarah. Dispa-me!: O que nossa roupa diz sobre nós. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. pg. 146, 147, 148, 149.

Publicado em 22 de fevereiro de 2011.

Bye!

Comentários

Postagens mais visitadas