Orgulho e Preconceito de Jane Austen

Lendo o livro "Orgulho e Preconceito", percebi o quão as pessoas podem se enganar com relação a uma pessoa. Às vezes, tenho a sensação de que causo a impressão errada, por ser tão tímida as pessoas podem julgar que sou orgulhosa e que menosprezo elas com superioridade, mas na verdade tenho um sério problema em me relacionar com as pessoas, principalmente com o sexo oposto que sempre me intimidam (não sei por que razão), salvo poucos que me transmitem paz e confiança. A esses fico inteiramente grata, pois me sinto bem em sua companhia e não me sinto tão acanhada e tímida, sinto-me livre para falar o que penso e opinar sobre assuntos variados, dos mais bestas aos mais sérios.
Também tenho um sério problema em relacionamentos, a qual sempre esqueço-me de destravar a trava de segurança que constantemente (aliás, sempre) uso para me auto-proteger de qualquer estranho ou de qualquer pessoa que entre na minha vida. Só depois de alguns meses ou até mesmo depois de um ano é que começo realmente a mostrar que sou de verdade, meus verdadeiros sentimentos e pensamentos. É por isso que as pessoas que não são muito cativantes, nem de longe são insistentes e que não tem muita paciência ficam de fora do meus laços de amizade, porque, talvez, vêem-me sobre um prisma totalmente diferente do que realmente sou.
Sou de longe a pessoa mais orgulhosa do mundo ou indiferente. Sou apenas escrava de minha própria timidez e insegurança, além dos meus próprios medos. Por isso, não culpo as pessoas por terem uma opinião equivocada a meu respeito.

Comentários

Postagens mais visitadas