Quem somos nós?

"Quem é o homem? Qual é seu 'papel' no mundo? E que mundo é este?" são algumas das perguntas que a professora de história da arte e da moda fez a nós, em sua aula. É meio constrangedor quando ela faz essas perguntas meio filosóficas, porque não sabemos como responder, temos que pensar mais profundamente, pesquisando no nosso inconsciente. Temos que refletir bastante, mas o tempo é curto. Mas isso é legal, porque nos coloca em posição de criticar, de fazer questionamentos, discutir e abrir nossas mentes para outras questões que nos diferenciarão das outras pessoas.
Voltando as três perguntas, minha equipe e eu ficamos pensando meio que individualmente. A gente não chegou a debater, propriamente dito, que era o objetivo principal, mas conseguimos formar uma opinião em conjunto.
Vou descrever aqui nossa opinião, mas com alguns comentários meus, entre parênteses.
Quem é o homem? O homem é um ser racional (mas nem sempre usa a razão) que possui consciência (apesar de agir sem um pingo de responsabilidade) de si no espaço (mesmo utilizando-se dele para benefício próprio), interagindo com o meio (poluindo, desmatando, devastando e extinguindo a fauna e a flora) em que vive, sendo sociável (matando seu semelhante por apenas cinco reais).
Qual é seu "papel" no mundo? Como um ser social é nosso papel fazer história (mesmo que ela não seja a das boas) e criar cada vez mais invenções ou aperfeiçoar as já existentes para um mundo melhor (o que raramente acontece, porque, nós sabemos muito bem que, muitas descobertas tiveram e dependem de grandes sacrifícios) que no fim se resume em buscar a felicidade (todos a buscam pensando que ela está muito longe, mas na verdade ela está na sua frente, é só parar para vê-la), e que através dessa busca descobrimos, inventamos e deixamos nossa marca no mundo (nem sempre é uma marca boa, mas, também, nem sempre é uma marca ruim).
Que mundo é este? O mundo em que vivemos, somos nós que construímos individualmente que somando atitudes em massa, resulta num todo, a qual chamamos de "lar" (por isso precisamos nos preocupar em cuidar muito bem dele para que possamos viver decentemente e dignamente).

Comentários

Postagens mais visitadas